29 de novembro de 2013

Dia da Pessoa com Deficiência, 3 de Dezembro,

"O Dia da Pessoa com Deficiência, 3 de Dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidasdesde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Com a marcação desta data, procura-se, por um lado, sensibilizar para os benefícios da inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida social, económica e cultural, e por outro, para a necessidade que ainda há de cada um rever a sua forma de estar na sociedade e de aceitar a diferença.
Com a apresentação do PowerPoint “Ser Diferente É Normal”, o grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Valbom quer, mais uma vez, dar o seu contributo para a promoção da mudança de atitudes face à “diferença”, levando cada um de nós a refletir sobre as diferenças que há em si e nos outros.
Este PowerPoint foi elaborado com ilustrações e legendas escritas por alunos com necessidades educativas especiais que frequentam as escolas do Agrupamento de Escolas de Valbom.
 
Gostávamos de assinalar esta próxima semana, sensibilizando as nossas crianças/jovens para a necessidade de respeitarmos as diferenças que existem entre nós. Nesse sentido, propomos aos DT/titulares de turma e professores que lecionam a disciplina de EC para durante esta semana visualizarem com os seus alunos este PP, o qual poderá servir de mote a uma conversa sobre o tema. Sugere-se, ainda, que cada turma faça ilustrações legendadas e/ou frases alusivas ao tema e suscitadas pela discussão em grande grupo. Ao longo da semana faremos uma exposição com os trabalhos realizados".